Olá amigos amantes de carros, vou apresentar para vocês impressões sobre a minha nova BMW F10 Série 5, mais especificamente o modelo 2011 535i. Esse veículo é a 5ª bimmer a ocupar o lugar de destaque na garagem, já passamos por: 94 E36 328i – Prata; 02 E46 320i – Branca; 04 E46 330i M-Sport – Prata; 06 E60 530i M-Sport – Preta; e finalmente a 11 F10 535i – Branca.
A decisão de trocar a antiga E60 veio quando fomos convidados a conhecer a recém chegada F10, em uma concessionária aqui em Curitiba. Acostumado com o design bastante criticado do Sr. Bangle, que eu adorava, o novo modelo pareceu bastante comportado, misturando elementos esportivos com luxuosos. Porém, o interior deu um salto imenso de qualidade e conforto.
Fomos para o test-drive e foi aqui que a certeza da compra foi confirmada. O novo motor N55, que agora é Twin Scroll ( 1 turbo, 2 saídas ), veio para reduzir o lag do turbo do antigo N54, que era Twin Turbo. Só dirigi um carro com o N54, uma 135i Sauber, por apenas alguns quilômetros, então não tenho base para comparar se o lag realmente teve melhoras significativas ou não, mas o atual motor se mostrou bastante rápido, com excelentes retomadas e silencioso como um bebê dormindo.
Apesar de perder uma turbina, a BMW incluiu os inéditos Valvetronic , injeção direta de combustível e o sistema de recuperação da energia cinética, que deixaram o carro mais econômico e com a mesma potência. Economia essa bastante incrementada devido ao novo câmbio Steptronic de 8 velocidades.
Dados do Motor:
- 306HP @ 5800 RPM
- 6 Cilindros em Linha Twin Scroll
- Torque: 400Nm @ 1200-5000 RPM
- Velocidade Máxima: 250Km/h – limitados eletronicamente
Atualmente o carro está com 3300Km, fazendo 6.0 Km/L na cidade, e na única viagem feita, o computador marcou 12 Km/L, números excelente se comparados com a antiga E60 530i que tinha motorização inferior e consumia mais. Na estrada a 160-180Km/h em 8ª marcha o giro fica por volta dos 2500RPM e basta uma pisada no acelerador para os 200km/h serem alcançados com facilidade. O 0-100km/h é feito em 6 segundos.
Devo admitir que a nova direção elétrica parece um pouco boba, senti bastante diferença em relação à E60 que respondia mais rapidamente às mudanças de direção ( talvez seja pelos ajustes do pacote M ). Dificuldade essa vencida com o passar dos quilômetros rodados.
A vida no interior do veículo é excelente, a iluminação é fantástica, o painel totalmente orientado ao motorista, facilitando o acesso a todos os botões, acabamento perfeito e o que não falta são mimos para todos os ocupantes. O sistema iDrive teve uma grande melhora, com teclas de atalhos para as funções mais usadas, sistema de navegação profissional, tela de 10,2” de alta definição, o que deixa qualquer um de boca aberta; bluetooth, USB, entradas auxiliares que permite a instalação de video-game no banco traseiro, etc.
O sistema de som também é primoroso, são 16 alto-falantes 5.1 soundround ( é melhor assistir um filme no carro do que na sala ), so faltou a disqueteira, que é opcional lá fora e foi esquecida pela BMW Brasil.
Tecnologias/Segurança:
Além das novas tecnologias já comentadas em relação ao motor o veículo conta, resumidamente, com:
- Auto-Parking ( estaciona sozinho ) – utilizado uma única vez;
- Sistema de luzes que se adaptam e acompanham o movimento do volante e alteram a intensidade de acordo com a velocidade do carro;
- Cornering Lights que acende uma luz auxiliar no farol para iluminar as calçadas quando se aciona o “pisca” ou vira o volante para fazer uma conversão. Se não me engano, o Bravo conta com esse sistema também;
- Auxiliar de Farol Alto que liga e desliga os farois altos automaticamente, bastante útil em viagens noturnas;
- Câmera de ré;
- Pneus RunFlat de segunda geração;
- Sensores de obstáculo dianteiros e traseiros;
- HD de 20GB para músicas, bastante útil para não ter que ficar transportando pendrives ou cd´s;
- Sistema de entretenimento traseiro;
- Controle de estabilidade DSC III;
- Controle de frenagem em curvas CBC;
- Sensor de chuva e luz;
- Faróis Bi-Xenon;
- Sistema Auto-Holder, que permite que se tire o pé do freio, ao parar em sinaleiros, e o carro não ande;
- 5 Estrelas no crash-test da NHTSA. Resultados aqui ( com vídeo ) – não que eu pretenda testar se é verdade;
- Lavador de faróis;
Gostei:
- Aceleração e retomadas excelentes;
- Conforto;
- Acabamento primoroso;
- Porta malas GIGANTE;
- Friozinho na barriga ao pisar fundo;
- Olhares por onde passa;
- Seguro relativamente barato ( apólice com 110% fipe e franquia reduzida fechou em R$ 3.600,00 );
- Sistema de recuperação da energia cinética, que ajuda muito na redução do consumo;
- Garantia de 2 anos sem limite de quilometragem ( podendo ser extendido por mais 2 anos );
- Lanternas LED;
- Isolamento acústico excelente. Não importa a velocidade, com os vidros fechados não se escuta nada no interior do carro;
- Manual do carro no próprio iDrive, para consultas rápidas;
- Design conversavor, ao meu ponto de vista, mas faz o que promete, mostra todo o lado luxuoso do carro sem perder a esportividade.
Não Gostei:
- Ainda existe um lag perceptível do turbo;
- Direção “estranha” nos primeiros dias;
- Pneus RunFlat, por mais que seja segunda geração, ainda fazem bastante barulho, principalmente em ruas de paralelepipedos;
- Motor não responde bem em velocidade abaixo dos 20km/h, até pegar o jeito foram algumas aceleradas desnecessárias dentro de estacionamentos;
- Falta disqueteira para mais CD´s/DVD´s ( apesar de existir o HD );
- Lugarzinho muito ruim destinado para colocar a chave ( é opcional colocar a chave aqui, uma vez que basta estar com a chave dentro do carro para fazê-lo funcionar );
- Senti falta dos ajustes M;
Fonte: NA
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