sexta-feira, 16 de março de 2012

BMW faz rivais acelerarem planos de fábrica no Brasil


“Planos para o Brasil todos têm, o IPI só precipitou isso”, confessa Paulo Solti, novo presidente da Volvo no país. Esse tom de urgência revela uma realidade preocupante para as marcas premium como a Audi, BMW e Mercedes – além da própria Volvo -, a de que se quiserem crescer vão precisar dos países emergentes. Nosso mercado, por exemplo, está num grupo curioso que o executivo definiu como o “BRIC, mas sem a China”.

Solti reconheceu que o assunto “fábrica no Brasil” passou a ser prioridade na empresa: “temos um plano trienal, porém, a mudança das regras e a intenção da BMW de se instalar no país fez o assunto virar prioridade para a Volvo”. Ele nega, no entanto, qualquer anúncio para breve. “Falta clareza em relação às regras”, diz. Para ele é importante saber que tipo de isenção o fabricante terá: “será só para o produto nacionalizado ou todo o portfólio?”.

São questões parecidas que fazem a Mercedes-Benz pensar em 2012 como um ano de espera. “Sem a definição do regime automotivo estamos amarrados”, explicou um funcionário da Daimer presente no Salão de Genebra.

A empresa não nega que o Brasil possa ter uma segunda chance em relação a uma fábrica de automóveis, mas diz que outros países estão na briga: “já está decidido que a nova família de compactos (Classe A, B e outros três modelos) será produzida fora da Alemanha, China e Estados Unidos. Esse lugar pode estar na Ásia, Oriente Médio ou América Latina, incluindo o Brasil, claro”.

A mudança do IPI para importados acelerou os estudos, é fato, mas o estopim na prática é o iminente anúncio da BMW: “todos sabem que eles terão uma unidade em Joinville, falta só acertar a agenda com a presidente Dilma para que anúncio seja feito”, disse uma fonte ouvida pelo iG. “Não há como concorrer com um produto premium nacional sem a carga de impostos que os importados carregam”, completa. “O mercado de luxo no Brasil deve no mínimo dobrar até 2015. Isso, somado à pressão por investimento do governo, deve levar todos os grandes grupos para lá cedo ou tarde”.
Fonte: iGCarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails